sábado, 18 de setembro de 2010

Reflexão sobre eventos empresariais

Ferramenta indispensável nas organizações modernas, o evento pode ser empregado com sucesso em campanhas institucionais e de mercado. Seu objetivo é criar conceitos e reforçar a imagem de produtos, serviços, pessoas, entidades e organizações, por meio da aproximação entre os participantes.

A imagem de uma instituição no mercado é valiosa, pois a torna competitiva. Ao trabalhar essa imagem através de um evento, o Cerimonial passa a ser uma ferramenta importante e fundamental. Suas funções e atribuições vêm evoluindo através da história, harmonizando o comportamento das pessoas, ao tornar o momento de um ato solene extremamente agradável.

Para o profissional que pretende atuar com Cerimonial é importante saber que a realização de um evento não está relacionada a “fazer festas” e sim a desenvolver um trabalho bastante minucioso que contempla ações estratégicas como o planejamento e atividades como cuidar das precedências das autoridades, da cortesia, da etiqueta, além de elaborar roteiros, definir trajes, menu, sonorização, ornamentação, escolha do local do evento, elaboração e envio da lista de convidados, recepcionar autoridades, convidados e anfitriões, selecionar equipe de trabalho adequada a proposta da solenidade, auxiliar o mestre de cerimônias e coordenar recepcionistas.

As aplicações destas técnicas e do serviço de Cerimonial, Protocolo e Etiqueta nas empresas, organizações e instituições representativas são cada vez mais procuradas no mercado de trabalho por empresários para realização de eventos que vão desde reuniões, palestras, almoços a grandes eventos corporativos.

PARA SABER MAIS....
De acordo com Cleuza Gimenes, no contexto da filosofia de RP, para as Relações Públicas, EVENTO é a execução do projeto devidamente planejado de um acontecimento, com o objetivo de manter, elevar ou recuperar o conceito de uma organização junto ao seu público de interesse. (Cesca,1997,14).

É um fato que desperta a atenção, podendo ser notícia e, com isso, torna-se uma mídia poderosa de divulgação. É importante salientar que, independente da razão do evento, a tarefa de planejar, organizar e executar deve ser assessorada por um profissional gabaritado para que o resultado seja revertido sempre em sucesso. Lembramos ainda, que o tamanho do evento a ser planejado depende, principalmente, dos recursos envolvidos, disponíveis na própria Instituição ou resultado de investimento de um patrocinador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário